segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sling

Como acalmar um bebê?! 

Essa é uma das perguntas mais frequentes das mães. Principalmente se for de primeira viagem como eu.

Passo horas pensando no que fazer quando todas as técnicas tradicionais (mama, luftal, chazinho e banho) não derem certo. E bolo várias estratégias em minha cabeça... Mas é só o Davi chorar desesperadamente e tudo some!

Nesses quase 3 meses da minha formação de recém mãe, tenho lido bastante sobre todos os assuntos possíveis relacionados a bebês. E segundo o site bebe.com da Editora Abril, algumas coisas podem ser feitas sim para acalmar nossos pequenos: 

“O que devo fazer para acalmar o bebê?
Em primeiro lugar, certifique-se de que ele não está com fome, sono ou com a fralda suja. Cheque também se o motivo da bronca não é calor ou frio. Quando o pequeno tem a reclamação atendida, costuma parar com o chororô. Mas, às vezes, o bebê está apenas pedindo um pouco de afago da mãe. Tente se aproximar do pequeno e falar em tom afetuoso frases como “Calma, filho, a mamãe está aqui”.

Outra saída é o uso do método “mamãe canguru”. Essa técnica é considerada por médicos e enfermeiros a melhor maneira de estreitar o contato entre mãe e filho. Isso porque o pequeno é colocado próximo ao corpo materno, com a ajuda de uma faixa de tecido – daí o nome. Visto com bons olhos por especialistas e mamães de primeira viagem, o método canguru costuma apresentar bons resultados, especialmente com bebês prematuros. Uma forma de pôr essa estratégia em prática é apelar para o sling, um acessório feito de pano amarrado ao ombro. Ele traz segurança e conforto à criança.”

Até o Davi completar um mês de vida, eu não tinha noção de quanto essa técnica da “mamãe canguru” surtia efeito. Foi quando, em um dia de desespero, numa conversa com uma amiga de colégio, fui apresentada ao Sling.

Claro, fiquei encantada, pois ela me disse que eu poderia fazer tudo com ele dentro e que as cólicas acalmariam ou desapareceriam, devido ao calor do corpo da mãe junto ao corpo do bebê.

E não é que funciona mesmo?! O Davi pode estar na maior crise de choro, eu coloco ele dentro do Sling e vou cantando e balançando e em minutos ele vai se acalmando.

Esses dias atrás ele estava muito incomodado por não evacuar há dois dias. Eu sentia ele super incomodado, com as perninhas esticando e ele bem irritado. Fiquei com ele no Sling umas duas horas e ele conseguiu evacuar, e muito.
 
Mas é claro, como eu já disse em outros posts, que a paciência é fundamental. O humor do bebê varia de acordo com a mãe. Se ela estiver calma e conseguir passar isso pra ele, as coisas vão se resolver da melhor maneira possível.
 
Conversar muito, cantar o máximo, e entender que nossos pequenos ainda estão se acostumando com tudo, e que toda mudança é difícil.
 
Se por um acaso, o choro for incessante e você notar algo diferente no seu bebê, é importante ligar para o pediatra e checar se realmente está tudo bem.
 
E vocês? O que fazem para que seus bebês se acalmem? Alguém tem Sling?
 
=]

Nenhum comentário:

Postar um comentário