sábado, 21 de setembro de 2013

Hora do banho

Pensa em um post demorado...

Desde quinta feira estou escrevendo, mas cada hora paro para fazer algo.

Finalmente hoje, em meio aos berros e mamadas do Davi. consegui terminar.

Vou falar sobre umas das coisas que acho mais difíceis de fazer quando chegamos da maternidade em casa.

Acho que de tudo o que foi mostrado no curso que eu e o marido fizemos no Santa Catarina, o que mais me assustava era o banho do bebê.

Já escutei tantas histórias de mães que deixaram os filhos se afogarem na banheira, que entrava em pânico só de me imaginar nessa situação.

Pois bem... Davi nasceu, lindo e cheio de saúde, com um pulmão maravilhoso que o permitia avisar a todos quando queria alguma coisa.

E o primeiro banho não foi dado por nós, e ninguém participou. Seu primeiro banho foi no berçário com as enfermeiras.

No dia seguinte ao nascimento, a enfermeira neonatal veio dar o banho no quarto. Dei a câmera para minha prima (para não perder nenhum passo) e fiquei ali, prestando atenção em cada detalhe.

Eram tantos preparativos e manobras que o medo que eu tinha antes só aumentou. A cara do marido assistindo era hilária. 

Claro que teríamos que recorrer ao Sr. Google para que o Davi tivesse um banho digno, mas para nossa alegria, minha avó veio nos visitar no segundo dia que estávamos em casa e ficou com essa tarefa.

Maravilha! Ela desmistificou os segredos do banho e tudo pareceu mais simples. 

Mas o próximo banho quem deu foi o marido! E adivinhem? Davi engoliu água! Na hora fiquei assustada mas depois a gente riu... 

Claro que isso ia acontecer! Somos pais de primeira viagem, sem experiência, nunca demos banho em um bebezinho antes.

Fiz duas tentativas diferentes: banho de balde e o charutinho de fralda.

O charutinho de fralda não fez muita diferença, e no banho de balde, chorava e esticava as perninhas, ficando só com os pés e as canelas na água. 

E hoje, pela segunda vez, tentei o banho no ofurô, ou como muitos conhecem, o balde. Dessa vez tivemos sucesso, foi realmente um banho relaxante!

Mas confesso que dou banho com ele de costas, com a barriga na água. Foi o jeito que achei pra acabar com o chororô. 

Agora, a hora do banho é bem mais tranquila. Davi já está mais acostumado e tem dias que só chora quando eu tiro da água, e em alguns dias nem chora.

Ele se irrita se tiro a roupa dele de uma vez. Gosta quando vou conversando e tirando a peça por peça bem devagarinho. 

Cada bebe tem sua preferência, por isso precisamos de calma e muita paciência. 

=]

Nenhum comentário:

Postar um comentário