quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A escolha da maternidade

Uns dois meses antes de casar, já fui me informar de como ficaria a minha situação no plano de saúde do meu pai (que eu era dependente). Fui informada que assim que eu casasse perderia o direito ao plano dele, e por isso corri atrás de um plano de saúde individual.

Por sorte consegui manter a mesma operadora mudando só a categoria, que agora me dava direito a parto e acomodação apartamento.

Essa "subida" de categoria só foi feita porque eu pretendia ser mãe e já tinha em minha cabeça quais eram as maternidades TOP.

Depois de exato um ano eu engravidei. Já sabia quais as três maternidades iria visitar para escolher onde meu bebezinho iria nascer.

Pesquisei sobre as três na internet, conversei com várias amigas que tinham tido filhos recentemente, liguei para saber mais informações, agendei as visitas monitoradas, enfim fiz tudo bonitinho como manda o protocolo.

As três opções por ordem de preferência eram: Santa Catarina, Santa Joana e Pro Matre. 

Isso mesmo! O Pro Matre era minha última opção. Apesar de, na época que fechei o plano, ser a minha primeira opção, depois que fui pesquisar e conversar com algumas pessoas, eu tive a impressão de que lá era um "shopping de crianças". Tudo era pago e qualquer aparição do bebe era sustentada com cobertas e logos gigantes da maternidade.

Essa imagem "ruim" ficou na minha cabeça e quando chegou a hora de fazer as visitas, resolvi começar pelo Santa Catarina.

A-M-E-I ! O lugar é ótimo, as enfermeiras são atenciosas, o berçário é organizado... Enfim, tudo de bom! Fora que o primeiro banho é dado pelo pai, assim que o bebe nasce.

Fiquei super feliz e satisfeita com o que vi lá. Ao sair, eu e meu marido decidimos que seria ali que nosso filho ia nascer. Nem fomos visitar as outras maternidades. 

No dia seguinte liguei e agendei o curso para pais "grávidos". É oferecido dentro do Santa Catarina com o custo de R$ 200. São dois domingos, das 9 as 13 hs. São palestras sobre as mudanças no corpo da mamãe, tipos de parto e anestesia, pós parto, odontopediatria e cuidados com o bebê. Para pais e mães de primeira viagem vale muito a pena! Nós adoramos!

Mas no fim da gestação, quando já tinha quase 36 semanas, eu descobri que o meu plano de saúde havia descredenciado o Santa Catarina e não tinha avisado nenhum associado. Ótimo né?! #sqn

E foi aí que restaram duas opções: Santa Joana e Pro Matre. Mas antes que eu fosse visitar qualquer um dos dois, minha obstetra me disse que no meu caso, melhor era o Pro Matre.

E lá fomos eu e meu marido fazer a visita no Pro Matre. Estava totalmente contrariada e inconformada. E meu marido não entendia porque tantas mulheres, inclusive amigas minhas, queriam tanto esta maternidade e eu não.

Bom, nem preciso dizer a minha cara quando cheguei lá né?! 

Mas era essa a opção que eu tinha! 

E foi muito boa! Sim, lá é incrível, as enfermeiras muito educadas, quase todos os andares tem berçário com as meninas que te auxiliam em tudo com o bebê, inclusive a amamentação, a comida é boa e os quartos super espaçosos. No caso de seu parto ser uma cesárea, ainda tem a possibilidade dos familiares acompanharem o momento do nascimento e os primeiros minutos de vida do pequeno.

No fim das contas a minha ultima opção virou a primeira, não deixando nada a desejar no quesito estrutura. Passei três dias lá e fui muito bem auxiliada. Não tenho nada do que reclamar.

Se eu posso dar um conselho às futuras mamães, digo que procurem e visitem mais de uma maternidade. E que não tomem uma como escolha única, balanceie os prós e contras de cada uma, para que, se necessário uma troca, você não vá frustrada para a maternidade.

=]

Nenhum comentário:

Postar um comentário